Professor José Vicente



José Vicente nasceu e cresceu na capital da cidade de São Paulo no Bairro de América Nópolis. No começo dos anos 70 seus pais resolveram se mudar para o estado do Ceará a trabalho, passando assim sua infância na roça, onde utilizou a natureza como seu grande quintal. 

Quando pequeno tinha uma vida bem agitada, acostumado a brincar com outras crianças, tinha como instinto a vontade de sempre confrontar os colegas com brincadeiras que envolviam disputas de força, velocidade e destreza. Criando assim sua aptidão para á pratica das Artes Marciais.

Após 6 anos no Ceará, sua família regressou para São Paulo, mas foi somente na década de 80 que Vicente veio a ter contato com o mundo das Artes Marciais. Tudo começou quando José Vicente veio a se mudar para a região Sul da Capital de São Paulo, que ele obteve conhecimento através de amigos que havia uma academia de Capoeira na região, ministrada pelo Mestre Zelito da entidade de Capoeira Senzala da Bahia.

José Vicente iniciou na Capoeira aos 20 anos de idade, chegando a se formar professor na modalidade. Com o passar dos anos de treinamento, começava ele a adquirir uma habilidade bem natural nos movimentos cobrados pelo seu Mestre Zelito, mas sentia que poderia aprender mais do que a modalidade exigia.


E foi apenas no começo dos anos 90  que esse  pensamento se confirmou quando conheceu o Professor Sidnei Carlos do Hapkido, que morava próximo de sua residência. Certa vez José Vicente avistou do alto do seu apartamento, Sidnei treinando jovens e crianças no estacionamento do prédio, curioso fez amizade com o professor na qual dias depois passou á participar das aulas de Hapkido no local.




Tempos depois Professor Sidnei a pedidos dos alunos passou a dar aulas de Hapkido em um salão da sede da Sub Prefeitura no bairro do Grajaú. Logo nas primeiras aulas, José Vicente ficou maravilhado com a diversidade e a capacidade técnica do Hapkido, tornando-se um aluno fidedigno aos ensinamentos do Professor Sidnei. Meses e meses se passaram e José Vicente passava a adquirir uma habilidade e conhecimento técnico que já buscava a muito tempo, e que ele mesmo se surpreendia a cada mudança de faixa.




Devido ao número de alunos que crescia, Professor Sidnei em conversa com seu Mestre de Hapkido João Batista (aluno direto da escola Central de Hapkido de Mestre Sung Jae Park - principal introdutor da arte no Brasil), comentou sobre a necessidade de criar uma entidade de Hapkido para gerar certificados aos alunos que estavam para se graduar, surgindo então Associação Hwarang Ryu de Hapkido. José Vicente acompanhou o nascimento dessa entidade de perto, tornando-se ele um dos primeiros alunos a conquistar a faixa amarela na associação.


Aluno sempre dedicado buscava treinos extras até mesmo fora da academia, onde era comum após os intervalos da pescaria, (atividade muito praticada por ele), realizar séries de exercícios físicos e treinos técnicos de Hapkido na mata.




Muito voltado à parte espiritual, sempre praticou a meditação e a busca da energia positiva das Artes Marciais, atividade essa que o fez tornar-se um admirador das artes chinesas como o Taichi Chuan. Pela busca dessa energia positiva Vicente se simpatizava muito com Mestre João Batista (Fundador da Associação Hwarang Ryu de Hapkido), por ser um praticante da cultura e religião oriental, Mestre João sempre que visitava a academia do seu aluno Sidnei, passava em seus treinos exercícios de meditação e concentração.


Após um longo período de treinamento com seus professores Sidnei Carlos e João Batista, era chegada à hora do grande teste, a tão almejada faixa preta. E foi no dia 24 de Agosto de 1997, que José Vicente realizou seu exame de graduação, sob a avaliação de Mestre João Batista.


Após uma etapa duríssima de dois dias de avaliação para a conquista da faixa preta, José Vicente se tornou Professor Vicente de Hapkido, onde passou a ministrar aulas em algumas academias na própria região do Grajaú.


Com o passar do tempo Vicente teve uma breve passagem na arte do Kung Fu, ministrada pelo Professor Roberto, matando um pouco a vontade de conhecer de perto essa milenar arte marcial, passou a ter boa amizade com o Professor Roberto, aonde chegaram a trocar conhecimentos técnicos sobre ambas as modalidades, que com o passar do tempo os papéis se inverteram e Roberto passou a praticar o Hapkido com o Professor Vicente atingindo uma graduação intermediaria em um período curto de dois anos.


Hoje Professor José Vicente é um dos responsáveis em avaliar os  exames na Associação Hwarang Ryu de Hapkido. Professor rigoroso, José Vicente admira muito ver jovens atletas se desenvolvendo dentro do Hapkido.