QUAL O SIGNIFICADO DA ASSOCIAÇÃO HWARANG RYU DE HAPKIDO


Primeiramente iremos ter uma compreensão das palavras existentes.

Associação - Refere-se à unificação do conjunto de interesses em comum. Sabendo que nosso interesse é de propagar os ensinamentos da arte do Hapkido.

Hwarang - Essa palavra vem de um grupo de guerreiros especiais da guarda imperial da Coréia que existiram até o século X. Comparados aos samurais do Japão, eram temidos pelas suas habilidades de luta corporal e a destreza com a espada coreana "Gum". Com isso décadas depois veio surgir modalidades que descenderam desses guerreiros como o "Hwarang-Do" e o "Gum - Do" e hoje o mais moderno "Haidong Gum - Do".

Ryu - Palavra muito utilizada no Japão, onde ryu se expressa a uma determinada escola ou classe representativa.
Exemplo: Os guerreiros samurais do Japão nas batalhas representavam e serviam a um clã a uma escola, em fim um Ryu.
Quando existia o confronto ou um desafio entre dois samurais antes da batalha era de comum e de grande importância a divulgação de seu Ryu, pois ele também lutava por honra e nome de sua escola.

Assim como a arte do "Daito Ryu Aiki Jujutsu" de de mestre Sokaku Takeda professor de mestre Young Sool Choi fundador do Hapkido. Podemos ver que a palavra Ryu vem antes da modalidade Aiki Jujutsu. Ou melhor escola de Daito clã da família Takeda.

Assim podemos dizer que a tradução para nossa língua portuguesa. Hwarang Ryu significa "Escola de Guerreiros Especiais".

Mas por que guerreiros especiais?

Esse foi o objetivo de mestre Young Sool Choi, ao acreditar que sua modalidade de luta era especial dando o nome de Hapkido.


"HAP" - significa "unir o conjunto", mas que conjunto?
De técnicas especiais de combate junto com os elementos da natureza e sua nergia vital "Ki", unificando todas em um só objetivo ou em um só caminho "DO".

A homenagem da Associação Hwarang Ryu de Hapkido não foi apenas classificar sua escola como especial e sim todos os praticantes dessa nobre arte, pois apenas quem a conhece a fundo seus ensinamentos sabe o quanto ela é especial.