Técnicas e Golpes do Hapkido
O Hapkido tem como herança algumas escolas antigas de artes marciais asiáticas modalidades que por anos e anos através de batalhas foram se desenvolvendo e se aperfeiçoando. O Hapkido tem como característica principal a eficiência técnica através de golpes que venham a impedir a ação violenta de seu oponente, tornando-se assim uma modalidade muito respeitada no cenário mundial das artes marciais.

Provavelmente o Hapkido tenha se aperfeiçoado em situações de defesa pessoal, questão essa que não chega a ser novidade nas artes marciais em geral, mas sabe-se que nem todas as modalidades dão a devida atenção à essa questão. Não por incapacidade, pois todas as modalidades têm sua qualidade técnica de grande eficiência, mas muitas acabam cumprindo rigorosas regras e proibições competitivas de golpes.
Assim o Hapkido com o passar dos anos buscou o desenvolvimento da defesa pessoal contra armas, chutes, socos, empurrões, derrubadas a ponto de saber se livrar de situações contra vários agressores segurando uma vítima ao mesmo tempo.

Se enganam aqueles que pensam que o Hapkido é apenas uma modalidade de defesa pessoal.

Pois essa arte tem como objetivos golpes precisos e traumáticos através de aplicações de torções, golpes nas articulações, socos e chutes em pontos vitais, pontos de pressão em meridianos do corpo que são utilizados em técnicas de imobilização causando muita dor ao adversário, derrubadas e projeções visando a queda do oponente ao chão, luta corpo a corpo tanto em pé quanto no solo, manuseio e a utilização de armamentos milenares das artes marciais onde praticantes mais avançados podem e conseguem transformar utensílios do dia a dia em arma como: cintos, chaves, caneta, celular, bolsa, guarda chuva, etc.

Dessa forma o Hapkido acaba perdendo esse conceito de arte puramente para defesa pessoal, pois se avaliarmos todo esse arsenal técnico, percebe-se o quão rico o Hapkido se torna para não mencionar agressivo, descaracterizando-se assim de uma modalidade para apenas defesa pessoal.

Aplicações das torções

No Hapkido busca-se a aplicação das torções em diversas partes do corpo e em muitas situações. Podendo se desvencilhar de um empurrão, soco ou chute onde se busca rapidamente a execução da torção podendo ser no pulso, braço, perna ou pé e ocasionando a queda imediata do adversário ou desviando sua força agressiva para outra direção.

O mesmo pode ser aplicado em situações onde o oponente tenha conseguido agarrar o praticante de Hapkido, onde através de movimentos de escapada principalmente com o quadril pode-se buscar a aplicação das torções nos dedos, pulso, braço e pescoço invertendo assim a situação de domínio. A torção pode se tornar uma forma muito eficiente no domínio do adversário, pois se consegue minimizar a ação agressiva de um oponente sem a necessidade da força bruta ou até mesmo a violência, eficiência essa que chama muito a atenção do Hapkido e são praticadas nas escolas de seguranças, policiais e militares.



Golpes nas articulações

O praticante de Hapkido tem como característica conhecer muito bem a anatomia do corpo humano, passando a conhecer os pontos frágeis da articulação humana visando assim golpes nessas regiões como: cervical, cotovelo, costela flutuante, joelho, etc.

Esses golpes podem ser aplicados tanto no complemento das torções seja de braços ou pernas efetuando pancadas nessas regiões ou até mesmo desferindo golpes à distância com os pés e mãos nesses pontos frágeis.

O praticante de Hapkido com o passar dos anos adquire a precisão de desferir esses golpes apenas para causar dor momentânea nas articulações ou até mesmo fraturando essas regiões tão sensíveis.

Pontos vitais

Através do estudo da modalidade, o praticante de Hapkido descobre pontos vulneráveis do corpo humano que ao sofrerem pressões com os dedos ou pancadas podem causar sérios danos como: olhos, traquéia, têmporas, plexo, genital, etc.

Assim em uma extrema necessidade pode se desferir golpes nessas regiões ocasionando a interrupção imediata do agressor à sua frente, técnica essa muito eficiente e perigosa que requer um treinamento adequado por um professor qualificado, podendo até mesmo uma mulher se livrar de uma situação de violência contra um agressor muito mais alto e forte.

Pontos de pressão

As técnicas de pressão no Hapkido derivaram-se dos estudos da escola Yawara, uma arte marcial muito antiga que buscava o domínio dos adversários através de pontos pressionados. 

Encontram-se esses pontos em diversas partes da cabeça podendo ser na parte frontal e lateral, na região do tronco e membros superiores e inferiores.

Através desse conhecimento o Hapkido buscou sua melhor eficiência técnica mesclando esses pontos junto às poderosas torções ocasionando dor ao seu agressor.

Derrubadas e Projeções

As técnicas de derrubadas e projeções no Hapkido carregam características muito fortes de duas modalidades bem distintas, uma delas o Yudo, arte marcial coreana muito semelhante ao Judô japonês onde se busca derrubar o adversário ao solo através de alavancas com o quadril ou pernas onde o oponente sofre uma forte queda ao chão. Derrubadas mais precisas podem direcionar partes do corpo ao solo, como o temido “Bate-Estaca” onde se projeta a cervical do oponente contra o chão.

Outra forma de derrubada no Hapkido vem através das projeções, técnica transmitida pela milenar arte marcial japonesa, o Ai Ki Jujutsu, pois busca a condução do adversário ao chão através das aplicações das torções em determinadas partes do corpo, ocasionando assim sua queda ao chão. Muitas dessas formas de projeção no Hapkido torna-se muito eficaz, pois o oponente já cai ao chão imobilizado através do principio da torção que se iniciou em pé.

Pode-se dizer que essa é uma das técnicas mais bonitas do Hapkido.

Luta corpo a corpo

A luta corpo a corpo torna o Hapkido uma arte mais misteriosa, pois somente quem aplica os golpes e quem sofre sabe o que de fato esta acontecendo. Mas em situações de luta agarrada em pé o praticante de Hapkido tem a plena condição de efetuar algumas técnicas em particular podendo visar golpes em pontos vitais como genital e olhos ou até mesmo arremessar o adversário ao chão através das técnicas de derrubadas e projeções.

Mas quando a situação acontece no chão, torna-se a luta mais limitada, pois existem poucas condições de movimentação. Mas mesmo assim percebe-se que o Hapkido se torna ainda mais peculiar, pois cada parte do corpo oferecida pelo oponente pode se tornar uma oportunidade ao praticante para buscar uma chave de pé, joelho, cotovelo, pulso além das torções nos dedos das mãos, pés e braços. Pode-se efetuar com muita eficiência estrangulamentos no pescoço, cabeça e face além da pressão em pontos dos meridianos e pontos vitais do corpo humano.

Mas mesmo com toda essa condição de luta o Hapkido não se torna uma modalidade especializada na luta de solo, pois o Hapkido tem como característica a luta contra vários adversários e não contra um único homem, conceito esse carregado pelos antigos guerreiros, pois utilizando pesadas armaduras para as batalhas como os guerreiros “Hwarang”, ao ir ao chão deveriam derrotar seu adversário rapidamente e se levantar, pois outros inimigos estavam por vir.

Socos e chutes

As aplicações de socos e chutes no Hapkido podem ser desferidas de diversas formas e direções. Podendo utilizar as mãos tanto fechadas como abertas ou até mesmo os dedos das mãos, cotoveladas, cabeçadas, chutes e joelhadas, o praticante sempre deverá ter como objetivo os pontos vulneráveis da estrutura humana.

Para a execução correta desses golpes é preciso muito treinamento e disciplina, pois somente assim o praticante de Hapkido poderá obter conhecimentos de golpes mais apurados e eficientes. Existem comparações entre os golpes de chutes e socos da modalidade coreana o “Taekwondo”, mas a execuções técnicas de ambas as modalidades torna-se muito diferentes umas das outros.

Apesar do Hapkido absorver as antigas técnicas de chutes e socos do “Taekyon”, modalidade essa que deu origem ao Taekwondo, o Hapkido ainda carrega em sua característica de golpes mais pesados e traumáticos como em todos os golpes mencionados até o momento.

Praticantes mais experientes e detentores de conhecimentos mais apurados do Hapkido obtêm o controle de desferir esses golpes nos adversários tanto superficialmente quanto causando sérios prejuízos internos para aqueles que o recebem. Assim as técnicas de pancadas são muito mais eficientes e complexas do que demonstradas em quebramentos de tijolos e madeiras.

Auto conhecimento
O treinamento do Hapkido deve ser tratado com muita seriedade e disciplina, pois somente assim o praticante irá adquirir o autocontrole para ter o domínio de todas as técnicas oferecidas pela modalidade. Pois mesmo sabendo o poder que o Hapkido lhe oferece, o praticante se torna uma pessoa pacífica e tranquila para saber utilizar tudo aquilo que aprendeu em situações de extrema necessidade.

Todo esse trabalho deve ser passado e supervisionado por um professor com qualidade não apenas técnica, mas principalmente qualidade em saber ensinar, pois mesmo que uma pessoa tente obter esse treinamento sozinha em casa, dificilmente irá ter o conhecimento correto das técnicas aplicadas no Hapkido.

Com a pratica da modalidade, observa-se que a pessoa passa a adquirir uma percepção e atenção aos perigos do dia a dia tomando os devidos cuidados necessários para sua própria segurança, pois seu espírito de luta o deixa alerta à cada situação.