Significado do logo da Associação Hwarang Ryu de Hapkido


- O contorno que fecha o centro do logo representa as pétalas da flor de cerejeira "Sakura"
A flor de cerejeira é um símbolo tradicional na cultura oriental , e como consequencia é caracterizada frequentemente como emblemas de artes marciais.
O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no "Bushido", o código do Samurai, leva a flor de cereja como seu emblema.
O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura oriental, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento.

A flor de cerejeira é uma lembrança de que a vida é passageira, e por isto, temos que viver o presente e apreciar todo momento se despertando, pois estes podem ser os nossos últimos momentos.





- As gotas Azul e Vermelha representam o "Tae Guk" coreano
Esse símbolo é encontrado na bandeira sul coreana. Consite num círculo dividido igualmente em duas metades onde se representa a grande força cósmica entre o Yin e o Yang (forças negativas e positivas) como : fogo e água, dia e noite, masculino e feminino, positivo e negativo.

Quando houver um movimento constante dentro da esfera da infinidade, há também o contrapeso e harmonia.






- Centralizado podemos perceber os contornos de um Tigre
O Tigre na natureza representa um animal de extremo vigor físico e força. Diferente de seu parente leão, o Tigre é um animal de habitos solitários, onde vive sempre sozinho e não em bando.

Sendo assim sua atenção sempre esta em constante alerta. Pois sempre que necessário ele deverá entrar em combate para sua própria sobrevivência.

O Tigre é um guerreiro por sua excelência, pois a cada batalha se exige a necessidade de se moldar às dificuldades, onde sua capacidade de percepção aguçada o faz reconhecer suas próprias falhas e assumir uma postura correta.

Assim esperamos ser, aprender com os próprios erros!




- E por fim nas laterais vemos dois trigramas nas extremidades da palavra Hapkido



Esses símbolos tê uma grande riqueza de significados, onde também ambos estão presentes na bandeira coreana.

Eles representam a filosofia de Tao (sitema politeísta e filosófico da crença ao
s elmentos da natureza). Existem ao todo 64 trigramas.

Os trigramas são sequencias formadas por três linhas, compostas pela combinação de linhas contínuas e linhas quebradas.


As linhas contínuas representam o Yang (o convexo, a força, o movimento) enquanto as linhas quebradas representam o Yin (o côncavo, a fraqueza, a quietude).





Kon/Céu - Significa a força, justiça e a verdade, como caracteristica do Céu.





Li/Fogo - Significa a lucidez, o brilho e o vigor, como características do fogo.




A verdadeira busca de um praticante de Hapkido é de conter seus espíritos de agressão presente em todos os seres humanos. Ou seja conter o Fogo, pois um espírito exaltado e agitado gera agressividade contra a própria pessoa e contra os outros.

Só quem busca conter seu lado agressivo, é que realmente pode alcançar toda a dimensão do Céu.

O principal objetivo da arte marcial não é ver o outro como alvo, mas a própria pessoa.

Isto vai provocar uma caminhada para a consciência de si mesmo e para a superação de aspectos negativos do comportamento e da mente. Na realidade o Hapkido é uma reeducação da mente e dos padrões de comportamento humano.