Armamentos

Para entendermos sobre as armas do Hapkido, devemos antes entender de onde elas vieram.
No oriente, as Artes Marciais são antigas e fundamentadas em muitas tradições. Cedo ou tarde se você estiver praticando HAPKIDO, deverá aprender uma forma de armamento. Muitas artes marciais têm ao menos uma ou duas armas tradicionais em sua lista de formas, algumas têm muito mais do que isto. 
As origens e histórias destas armas estão envoltas em mistérios. E buscar seus criadores e períodos não são tarefas das mais simples. Muitas das informações sobre suas origens foram passadas oralmente de geração a geração de praticantes. Todas as armas possuem técnicas singulares associadas com elas. Entretanto, um conhecimento completo de várias armas é difícil visto que existem estilos com mais de 70 armas em seu arsenal e algumas formas difíceis de serem executadas e dominadas num curto espaço de tempo, existindo em média 8 Katas (Formas) para cada arma.
Podemos dizer que os berços das armas nas artes marciais vieram da China, pois eles praticamente foram os pioneiros não no desenvolvimento das armas, mas sim nas técnicas necessárias de como manusear, movimentar, defender a atacar com cada tipo de arma. Em seus mais diversos objetivos dependendo do biótipo do armamento usado pelo praticante.
Consequentemente seus vizinhos como Japão e Coréia costumavam comprar esses armamentos para seus exércitos e tropas, mas dependendo muito dos acordos firmados entre eles, pois esses mesmos armamentos poderiam ser utilizados contra a própria China em caso de ataques e invasões. Basicamente a China vendia algumas armas, mas claro não ensinava como utilizar os armamentos.
Consequentemente tanto os japoneses e coreanos tiveram que desenvolver suas próprias formas e metodologias de combate com armas, basicamente usando como base os conhecimentos técnicos chineses, e com o passar dos tempos criando suas próprias características de movimentos e posturas.
As armas nas artes marciais existem em inúmeras formas e tamanhos. Mas independente de sua forma exótica todas elas podem matar.
Mas quando se trata de armamentos nas artes marciais sejam elas chinesas, japonesas ou coreanas, devemos expor duas diferenças básicas.
Armamentos militares e Armamentos de camponeses.

Espada e Sabre

A Espada e Sabre são duas das mais temíveis armas das artes marciais. Costumeiramente usadas pela infantaria militar, à espada com sua lamina fina e reta é conhecida na China como o cavalheiro de todas as armas, seu equivalente mais pesado o Sabre ostenta um título ainda mais elevado. O Sabre é chamado de o mestre de todas as armas, pois provoca mais danos ao corpo do inimigo do que qualquer outro armamento marcial.
Leve e ágil essa é a principal forma da Espada, seu principal ataque é a estocada. Selvagem e poderoso como as garras de um tigre esse é o Sabre, ele é usado para golpear, cortar e retalhar.
A fina lamina da Espada possui fios afiados como navalhas dos dois lados, por isso requer mais pratica e técnica. Enquanto o Sabre maior e mais pesado possui apenas um único fio. Portanto existe um ditado:
“Sabre poder conquistado pela força, Espada leveza conquistada pela técnica.”
Antigamente não eram apenas soldados que carregavam espadas.  Eruditos, Filósofos e até mesmo Poetas a usaram, uma espada no cinturão era um distintivo de honra.
A espada simbolizavam perfeitamente os samurais que surgiram no Japão por volta do século XVI. As espadas eram objetos estimados e valiosos, embora geralmente não tão caras quanto uma armadura ou um cavalo.
A produção de espadas atingiu seu apogeu no século XIII, quando japoneses deixaram de comprar espadas chinesas e começaram a manufaturar suas próprias pesas. Mestres artesãos em todo Japão martelavam e dobravam laboriosamente o aço repetidamente de modo a tornar a espada densa e ao mesmo tempo flexível e de corte devastador. Tornando-se uma das mais belas espadas já feitas pelo homem até hoje.

Após o desenvolvimento da espada japonesa, coreanos passaram a seguir o mesmo caminho. Buscaram o desenvolvimento de suas próprias espadas, mas com uma característica mais similar dos vizinhos japoneses. Ao invés de espadas mais fortes e pesadas, produziram espadas mais largas e leves. Simbolizada pelo uso dos guerreiros coreanos Hwarang  que também portavam espadas em suas batalhas. 
Armas de Longo Alcance
Arcos e Flechas já haviam sido usados dês do tempo da antiga idade da pedra, os arcos eram feitos em geral de bambu ou madeira. As cordas dos arcos eram feitas de tendões de vaca, pele de servo ou até mesmo de ceda.
Os tradicionais arcos e flechas chineses e coreanos eram pequenos e medianos em geral usados como a primeira linha de ataque no campo de batalha eles tinham o alcance de até 100 metros de distância. Um arqueiro experiente poderia lançar até 10 flechas por minuto, no entanto flechas convencionais eram leves e não causavam mal nem um ao saldado com armadura.
Samurais japoneses utilizavam arcos extremamente longos chegando até 2 metros de comprimento e flechas maiores. A razão disso é quanto maior a extensão da mão que segura o arco da corda que puxa a flecha, mais longe se chega ao alvo a ser atingido. Também levavam consigo algumas flechas especiais com seus nomes gravados, e usavam-nas ao mirar em oponentes de elevada patente, o que lhes permitia receber créditos por essa morte.
As Estrelas com pontas mundialmente conhecidas como "Shuriken", normalmente com três até oito pontas, muito usadas no Japão antigo, eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas. Ou também eram usadas para acertar alguma parte do corpo, machucando ou sendo letal.
Também se utilizavam de certos venenos em suas lâminas, para que quando atingisse o oponente, o veneno entrasse na circulação, atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem. Geralmente utilizados por classes de guerreiros mais baixos e camponeses, justamente por serem armamentos mais simples e de baixo custo e de fácil fabricação. 
Armas Longas Militares
A mistura de cobre e estanho para fazer o bronze resultou na criação de muitas novas armas mortais, e ter um exército bem equipado era essencial para a sobrevivência de um estado. Com o desenvolvimento dos combates a cavalo e suas bigas, armas de cabos longos revestidos com laminas nas pontas, eram as melhores defesas da infantaria contra tropas montadas.
Essas armas podiam ser usadas para derrubar soldados dos cavalos e tombar bigas.
A Alabarda chinesa conhecida como “Ge” possui uma lamina de angulo reto semelhante a uma foice, eram fixados sobre um bastão de bambu ou madeira, os principais movimentos ofensivos do Ge era enganchar e apunhalar qualquer parte do corpo do inimigo.
Guerreiros coreanos e japoneses usavam uma arma ainda mais antiga a Lança. Um bastão lombo revestido de uma lança afiada nas pontas medindo de 1 a 6 metros de comprimento. Com o objetivo de estocar e perfurar o inimigo.
Armas Longas Camponeses
O bastão longo é a mais básica das armas nas artes marciais, necessitando de leveza nos braços e firmeza nas mãos. Como o bastão é um armamento que utiliza as duas mãos exigem equilíbrio e coordenação dos dois lados do corpo.  Por essa razão costuma ser a arma inicial para os praticantes de lutas marciais.
O Bastão longo chamado na Coreia de "Jang Bong" pode ser da altura da pessoa que a utiliza ou mais alto, não tem um comprimento estabelecido para um bastão.  Considerada o primeiro armamento ser desenvolvido tecnicamente, é tradicionalmente feito de carvalho e bambu.
Desenvolvido provavelmente a partir de uma ferramenta agrícola utilizada como vareta por detrás dos ombros, para carregar cestas ou sacos pendurados de cada lado. Podendo também ser usado como cabo de ancinho ou de pá para a canoas.
Ofensivamente o bastão longo aumenta o alcance do ataque, defensivamente o bastão longo dificulta que oponentes se aproxime o suficiente para causar ferimento.
Juntamente com variações mais curtas um bastão que chegue a altura do peito do praticante, chamado em japonês de “Jo”, é utilizado de duas maneiras. Como defesas muitos similares ao bastão longo e ataques diretos e precisos como a espada japonesa.
Já o bastão um pouco mais curto, sendo um pouco maior que o antebraço do praticante chamado em coreano de “Joong Bong”, é utilizado para ataques diretos em pontos específicos no corpo e para aplicações de torções e imobilizações do adversário.  Podendo ser usada com dois bastões ao mesmo tempo.
E em seu estágio final o bastão pequeno conhecido em coreano como “Dan Bong”, é um eficaz armamento de ataques curtos e precisos que pode causar sérios danos ao adversário.
Mais duas armas curtas também tem o seu destaque, consecutivamente originais mais tarde do desenvolvimento técnico dos bastões, são eles a conhecida “Tonfa” e a “Bengala”.
A Tonfa supostamente originou-se do cabo de uma pedra moinho, utilizada para triturar grãos. Podendo ser segurada tanto pela curta empunhadura perpendicular quanto pelo punho mais longo.
Já a Bengala acredita-se ter sido desenvolvida e utilizada por viajantes para subir longas montanhas íngremes, e por monges. Podendo ser utilizada de diversas formas,  principalmente uma das extremidades em forma de gancho, podendo prender pernas, braços e pescoço do adversário. 
Outra teoria mais moderna relata que a bengala é uma arma naturalmente ocidental, levada ao ocidente por estrangeiros europeus. E assim experientes artistas marciais simplesmente adaptaram movimentos técnicos já conhecidos de outras armas ocidentais para a bengala, chamado na Coréia de "Ji Pangi" e no Japão de "Sutekki".
Armas Leves
Desenvolvido através do Chicote, entretanto seu poderoso golpe esta longe de ser considerado leve. Na China os chicotes utilizados como armas, eram desenvolvidos com ligações de metal não de couro. Eles possuem um solido peso na extremidade capaz de quebrar ossos e fraturar crânios.
Nas batalhas esses armamentos como chicotes eram em geral utilizadas como armas secundárias, muito uteis quando a arma principal como a espada ou lança se quebrava ou eram perdidas. Por se dobrarem as armas leves eram facilmente escondidas.
Geralmente usadas como ataques de curta à longa distância, ao gira-las na frente do inimigo ocasiona confusão e atrapalhando a visão do adversário.
Japoneses adaptaram uma longa correte presa no cabo de uma foice agrícola e um peso de metal ou lamina cortante na extremidade da correte chamado "Kusarigama". Balançando a correte com peso e fazendo um grande círculo sobre a cabeça, e então chicotear ou enlaçar a arma do inimigo ou pernas e braços, para avançar facilmente e atacar com a foice.
Esses modelos de armas leves estão dentre as mais difíceis de serem usadas. Pois com um descuido ela pode se voltar contra o praticante ocasionando profundos cortes. 
Armas Camufladas
Nas mãos de especialistas em artes marciais, até mesmo objetos comuns podem se tornar armamentos terríveis, como os pauzinhos japoneses usados para comer chamados de "Hashi". Afiando em uma das extremidades e com o treinamento apropriado pode-se lançar essas pequenas varetas perfurando músculos, gargantas e olhos.
Os leques chamado em coreano "Buchae"eram um sinal de refinamentos, mas em uma emergência esse inofensivo objeto poderia se tornar letal ao agressor. Transformando-os em palhetas afiadas como navalha para cortar e perfurar como uma faca, além de transformar em uma eficaz arma escondida podendo ser levada a lugares onde outros armamentos mais visíveis não poderiam entrar.
A caligrafia é uma das mais belas artes orientais, principalmente feitas em épocas antigas com pinceis e tinta. Utilizando pinceis de metal, não somente eram usados para escrever e pintar. Era usada para uma arte muito mais sombria, sua extremidade pontiaguda é feita para atacar, chamado em japonês de “Shaken”. Mais pesado e mais forte que os pauzinhos de comer, podiam ser lançados há distancias um pouco maiores que os bastões de madeira.
Também poderiam usar o Shaken em pares para desferir golpes diretos contra um inimigo e até se defender contra outras armas de metal ou madeira.
Talvez a arma mais inofensiva seja a corda. Desenvolvido no Japão feudal pela classe de Samurais, veio da necessidade de capturar e manter vivo inimigos com o objetivo de fornecerem informações e até mesmo de apresentar a autoridades. Essa técnica ficou conhecida no Japão de "Hojô Jutsu" (A Arte de Prender), técnicas de amarração que impedissem que o inimigo escapasse sozinho. Coreanos aperfeiçoaram essa técnica com a própria faixa chamada de "Tie" para enforcar e imobilizar adversários.
Esses armamentos poderiam ser facilmente disfarçados com uma mulher seja ela carregando um Leque, um Pincel de metal ou faixas e pauzinhos preços no cabelo como decoração.
Armas Disfarçadas
Ao contrário de armas obvias como a espada, as armas que se parecem como ferramentas agrícolas eram facilmente disfarçáveis, pois torna difícil o trabalho dos guardas e autoridades descobrirem  e confisca-las
A maioria das pessoas era proibida de possuir armas convencionais tais como espadas, por isso elas adaptavam pás, rastelos e outras ferramentas agrícolas, transformando-as em armas.
Os martelos estão classificados como uma das armas mais antigas do arsenal de armas agrícolas. O acréscimo de bordas afiadas no martelo aumenta sua capacidade de esmagar crânios e quebras outras armas. 
O "Nunchaku" é uma arma feita de dois pedaços de madeira ligados por corrente ou corda . Há muita controvérsia sobre sua origem existindo relatos que surgiu como um cabo atado a uma bola de ferro por uma corrente. Outra teoria diz propõe que foi desenvolvido a partir de freios de cavalo. Existem variações de Nunchaku na China costumam ser os cabos redondos e no Japão é octogonal. 
Outra variação dessa arma é o Nunchaku de três secções chamado em japonês de "San Setsu Kon". Também se tornando uma das armas mais difíceis a ser dominada.
O "Sai" na teoria era um instrumento de metal agrícola utilizado para criar sulcos no solo para colocar sementes. Mas existem muitas controversas a respeito dessa arma, pois esse mesmo instrumento poderia muito bem utilizado madeira ao contrário de metal. Consiste em uma espécie de pequena barra de ferro forjado com dois grandes ganchos, utilizado para defesa contra ataques de espada.  E sua ponta muito afiada desferir golpes contra o oponente.
O "Kama" é uma foice tradicional agrícola para cortar capim, é considerada também como uma arma difícil de aprender a manejar, devido ao perigo inerente a pratica. Ao ponto que a lâmina se une ao cabo e sempre muito próxima ao praticante. Utilizada geralmente para defesa de bastões longos e médios e seus ataques costumam fazer cortes profundos.
Armas do Hapkido
Fazer um relato sobre as armas do Hapkido acaba sendo um pouco controverso. Pois pelo que se sabe na história do Hapkido, essa arte marcial foi criada tempos depois de utilizar todas essas armas citadas em confrontos e guerras.
Pois nem mesmo o fundador Mestre Young Sool Choi e seus alunos participaram de guerras armadas. 
Mas o Hapkido é uma arte que carrega como herança uma tradição guerreira muito forte, pois suas técnicas são baseadas através de anos de estudos e conflitos reais. Guerreiros e soldados que vivenciaram esses períodos tempestuosos e com o passar das linhagens foram desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas e golpes.
Mestre Young Sool Choi apôs 30 anos vivendo e treinando no Japão com seu Mestre Sokaku Takeda representante da arte (Aiki Jujutsu). Ao voltar para Coreia trás com ele conhecimentos técnicos de luta japonesa e a pratica de algumas dessas armas milenares.
Ao desenvolver sua modalidade o Hapkido, consequentemente haviam alunos que já praticavam outras modalidades de luta e também carregavam características de outras artes marciais.
O Hapkido é uma arte que desenvolve para o seu praticante a capacidade técnica e estudo de diversas situações de confronto. Mantendo em seu praticante sempre motivado para querer aprender mais. 
Não sendo diferente com as técnicas de armamentos no Hapkido.
O Mestre japonês Sokaku Takeda, tinha um repleto conhecimento técnico de armamentos. Ex-aluno da escola (Jikishinkaege Ryu), obteve treinamento em Kenjutsu (Espada), Lança, Arquearia, Kusarigama (Foice) e Naginata (Bastão com Lamina). Teoricamente muitos desses conhecimentos foram passados ao seu aluno Young Sool Choi ao longo de seu treino.
Com seu retorno a Coreia, Mestre Choi repassa aos seus alunos armamentos de fácil utilidade e manuseio. Podemos dizer que existem 7 armamentos obrigatórios que o praticante de Hapkido deve conhecer em sua trajetória de treinos. 
Jang Bong (Bastão Longo), para aplicações de golpes a longa distância;
Joong Bong (Bastão Curto), para defesa de outras armas e aplicações de golpes e imobilizações;
Dang Bong (Bastão Pequeno), para defesa de outras armas e aplicações de pontos e imobilizações;
Ji Pangi (Bengala), para desferir ataques, aplicações de imobilização e efetuar projeções;
Tie (Faixa), para defesa de ataques armados ou sem armas como chutes e socos e amarrações;
Kal (Faca), para treinamento de defesa contra adversários portando objetos pontiagudos e cortantes;
Kum (Espada), sendo esse um armamento tradicional para treinamento de ataques e defesas.
Consequentemente existem escolas que aderem a uma quantidade muito maior de armas das artes marciais. Questão essa que acaba se tornando discutível, pois não se tem relatos históricos que o Hapkido e seu fundador obtiveram conhecimento marcial para ensinar com essas armas.