A Associação Hwarang Ryu de Hapkido foi fundada no ano de 1994 no Brasil, com o intuito de propagar a arte e difundir as tradições do Hapkido como arte marcial. Criada pelo Mestre João Batista, mais conhecido como "Li".

Foi aluno da antiga Academia Central de Hapkido Park, localizada no Estado de São Paulo.

Onde as aulas eram ministradas pelo Grão Mestre Sung Jae Park introdutor do Hapkido no Brasil na década de setenta.

Mestre João Batista teve como parceiros de treinos na academia central de Hapkido, mestre como: Sr. Marcílio N
ogueira, Sr. Ranulfo Amorim, Sr. Guilherme Causin e Sr. Clarindo Bibiano, Sr. Alfredo Carvalho, dentre outros.

Mestre João Batista sempre teve com o objetivo propagar os ensinamentos das artes marciais como filosofia, disciplina e respeito.

Hoje a Associação Hwarang Ryu permanece com a mesma missão estabelecida por mestre João. Conciliando respeito, técnica e humildade.

Além da preparação técnica no Hapkido, a Associação Hwarang Ryu busca preservar em sua essência as tradições e o restrito código de disciplina das artes marciais o "BUDÔ".
Código esse que é o alicerce de treinamento dentro dessa escola.

A Associação Hwarang Ryu de Hapkido ao decorrer dos anos, vem treinando e formando mais do que artistas marciais. Vem contribuindo para que jovens e adultos de ambos os sexos se tornem pessoas mais saudáveis e respeitosas perante a sociedade.

Cobrando as mesmas exigências, mestre João Batista hoje é Diretor Técnico da Associação Hwarang Ryu de Hapkido.

Presidida atualmente pelo professor Renato Santos aluno do mestre João Batista. Segue com esse compromisso do ensino da boa prática da modalidade e sempre tendo o supervisionamento técnico e teórico de seu mestre.


A Associação Hwarang Ryu sempre teve a responsabilidade e a preocupação de compartilhar conhecimentos técnicos e históricos com seus aprendizes. Tendo como principio o desenvolvimento do caráter, respeito e a dedicação como praticante e como pessoa.

Proporcionando por meio dessa disciplina a eliminação do estresse, depressão e a melhora na coordenação motora. Obtendo autoconhecimento e o treinamento marcial tradicional.








"Desejamos que todos possam vivenciar a arte do Hapkido desta mesma forma".

"Clique no Banner e conheça o significado da palavra Hwarang Ryu"
_______________________________________________