Professor Sidnei Carlos



Nascido em uma cidadezinha do interior paulista, mesmo quando criança Sidnei já se interessava por lutas que sempre assistia na televisão. Mesmo sem ter nem um conhecimento em artes marciais, juntava crianças da vizinhança e passava a ensinar chutes e socos em um pequeno galpão de madeira na década de 60.

Quando atingiu a adolescência, Sidnei se mudou para a capital de São Paulo acompanhado pelos pais. Logo em seu primeiro emprego no inicio dos anos 70, Sidnei teve conhecimento que pelas proximidades de seu trabalho havia uma academia de Karate muito conhecida na região, Sidnei não pensou duas vezes e se matriculou na academia dando inicio a sua longa jornada no mundo das artes marciais.

Durante anos obteve treinamento muito rigoroso de seu professor de Karate Mestre Sasaki. Os treinos eram tão puxados que o próprio Sidnei chegou a presenciar seu professor estragar paredes ao efetuar socos a ponto de amassar o reboco das paredes. Através desse treinamento árduo, com o passar dos exames obteve a faixa preta na arte do Karate.

Após mudar-se de bairro, Sidnei ganhou a importante amizade de um jovem amigo japonês, com a confiança dessa amizade Sidnei teve o conhecimento que seu amigo praticava uma arte marcial muito envolta de segredos ensinada pelo pai. Após descobrir que Sidnei portava uma graduação avançada em Karate, recebeu o convite para participar de um treinamento em campo fechado com o pai do jovem amigo. 

Durante um bom tempo a academia de Sidnei passou a ser o campo fechado das árvores, recebendo o treinamento do pai de seu amigo, passou a ter conhecimento da arte milenar do Ninjutsu.

Após casar-se mudou para a Zona Sul de São Paulo, Sidnei veio a conhecer a arte do Hapkido, assistindo a uma demonstração dessa modalidade e perceber que as técnicas aplicadas assemelhavam-se muito ao Ninjutsu que pouco treinou, simpatizando-se pela modalidade dando inicio ao seu treinamento na escola Bu Man Kwan nos anos 80.

Trabalhando em uma loja de fotografia nas proximidades da Avenida Paulista região central da capital de São Paulo, percebia que sempre ao revelar fotos de um cliente em comum, via diversas imagens de praticantes  de artes marciais uniformizados com o tradicional kimono branco.

Buscando informações com o proprietário das fotos, quis saber qual modalidade estava sendo praticada nas fotos. Assim Sidnei Carlos conheceu Mestre João Batista "Li", professor de Hapkido e praticante da escola tradicional de Mestre Sung Jae Park. - "Principal Introdutor do Hapkido no Brasil".

Percebendo a identidade de artes marciais praticadas e a curiosidade do colega, Mestre João Batista convidou Sidney a visitar uma de suas aulas, pois era bem próximo do seu serviço. Logo em sua primeira visita foi possível notar a diferença da escola tradicional de Hapkido praticada por Mestre João Batista, buscando mais conhecimento técnico, Sidnei passou a frequentar as aulas de seu mais novo professor.

Com o passar do tempo Sidnei passou pelo processo de reaprender as técnicas exigidas na escola do Hapkido Tradicional e graduando-se faixa preta na modalidade. Assim o já graduado professor Sidnei Carlos passou a ensinar a arte do Hapkido pelas proximidades de sua casa na região do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo em uma sede regional da Sub Prefeitura local.

Muito rigoroso nos treinos, professor Sidnei conquistou vários adeptos para o Hapkido, onde pelo menos uma vez no mês realizava treinamentos dentro da mata com seus alunos, ambiente esse que sempre se sentia confortável para ensinar.

No decorrer dos exames de faixas das academias de Professor Sidnei Carlos e Mestre João Batista, Sidnei percebendo o número crescente de faixas coloridas em ambas as academias, comentando com Mestre João a necessidade de criar uma entidade renomada de Hapkido para gerar certificados nos exames. Surgindo assim a Associação Hwarang Ryu de Hapkido no ano de 1994, tendo como fundador dessa entidade mestre João Batista.

Professor Sidnei Carlos por muitos anos treinou com seu Mestre João Batista, aonde veio a adquirir com o passar dos anos, o terceiro grau da modalidade pelas mãos de Mestre João e conquistando uma de suas maiores realizações dentro do Tatame. Graduando três faixas pretas de Hapkido na Associação Hwarang Ryu na década de 90.

No ano de 1997 Sidnei obteve uma proposta de emprego inegável na cidade de Juquitiba - Interior de São Paulo, passando assim a responsabilidade de sua academia a um dos seus faixas pretas formados. Professor Renato Santos ficou incumbido de dar prosseguimento as aulas de Hapkido na academia. Outro aluno também faixa preta, Professor José Vicente também passou a dar aulas em outra academia, buscando novos alunos para a Associação Hwarang Ryu.

Mesmo longe professor Sidnei Carlos passou a ensinar a arte do Hapkido a jovens que passaram a se interessar pela modalidade após assistirem a uma apresentação de Hapkido realizada com o apoio da prefeitura de Juquitiba, pois Sidnei chegava trazendo uma novidade esportiva para a cidade.

Quando possível Sidnei visitava as academias de seus alunos em São Paulo para acompanhar o desenvolvimento aos novos alunos integrantes da Associação Hwarang Ryu.

Professor Sidnei Carlos contribuiu e muito para o surgimento e o fortalecimento da Associação Hwarang Ryu  de Hapkido, entidade essa cresce a cada ano.