Professor Renato Santos
Quando pequeno Renato sempre foi um admirador das artes marciais. Mas foi aos 7 anos de idade onde ficou deslumbrado ao assistir o filme "Karatê Kid". E a partir daí surgiu a grande vontade de praticar uma luta.

Enquanto muitas crianças de seu convívio jogavam bola e brincavam de carrinho de rolimã, Renato apenas queria brincar de lutinha, onde por diversas vezes seus primos saiam machucados pela brincadeira grosseira.

Era comum seus pais encontrarem Renato na cozinha de sua casa usando uma toalha branca enrolada no corpo e uma corda amarrada na cintura.

Por diversas vezes Renato comentava com seu pai que gostaria de poder treinar Karatê. Mas seu pai sempre negava o pedido do filho, pois ele acreditava que isso era coisas de gente maloquera dizia ele.
"- Não quero ver você brigando na rua".


Renato em sua infância sempre foi uma criança muito franzina, e acreditava que a pratica das artes marciais poderia tona-lo mais forte. Mas foi aos 9 anos junto dos colegas de escola, visitaram um clube da prefeitura localizado na Vila Guarani no bairro do Jabaquara região Sul de São Paulo.

Renato veio a descobriu que ali havia um Dojô de Karatê. Ao pisar pela primeira vez em uma academia de artes marciais ficou hipnotizado, mas infelizmente não estava em horário de aula, mas mesmo assim Renato pode sentir toda a energia existente no lugar, onde pela primeira vez ele respirou arte marcial de verdade.

Enquanto seus amigos ficavam do lado de fora brincando no parquinho do clube, Renato ficava dentro da sala em cima do Tatame admirando as fotografias, medalhas e escrituras em japonês nas paredes.

Ao buscar informação na secretária do clube sobre as aulas, na semana seguinte conseguiu driblar sua mãe e correu para o clube no horário de aula. Finalmente o menino presenciou a sala cheia de alunos e crianças, mas sua timidez o deixara na porta admirando o treino. O professor ao perceber o menino foi em sua direção para lhe perguntar sobre seu interesse.

Renato veio a descobrir que os treinos eram gratuitos necessitando apenas ter uma autorização escrita de seus pais e um Kimono. Mas como conseguir a autorização se seu pai sempre negava esse pedido.

Mas ao aguardar aproximadamente um mês. Quando chegou a semana de seu aniversário seu perguntou " - O que você quer ganhar de presente de aniversário?" " - Eu quero treinar Karatê!".

Comovido pelo pedido do filho, seu pai foi até o Dojô conversar com o professor onde mudou todos os seus conceitos sobre as artes marciais.

Aos 10 anos Renato deu inicio aos seus treinamentos de Karatê sobre orientações do professor Reinaldo. Aos 14 anos Renato mudou-se de bairro mantendo-se distante de sua academia de Karatê. Mas no mesmo ano Renato assistiu a uma feira anual de artes marciais no Parque do Ibirapuera (Expo-Fight).

Ao presenciar diversas demonstrações de artes marciais, uma em especial chamou sua atenção. Pela primeira vez Renato conheceu a arte do Hapkido.

Renato sempre gostou da arte do Karatê, mas gostaria de saber muito mais do que executar chutes e socos. Em seu novo bairro Renato veio a procurar academias para poder dar continuidade aos seus treinamentos de Karatê, mas nem uma academia o satisfazia. Quando ao voltar da escola viu uma faixa em uma janela escrita "Venha treinar Hapkido".

Imediatamente Renato desceu do ônibus e foi em direção a academia. Ao conversar com o professor responsável Renato voltou na aula seguinte com seu Kimono e pela primeira vez deu seus primeiros passos no Hapkido.

Sob a supervisão do professor Sidnei Carlos, Renato conheceu a Associação Hwarang Ryu de Hapkido e descobriu que essa arte faria parte de sua vida para sempre. Com alguns meses de treinamento soube que professor Sidnei também fora praticante de Karatê no passado, e que seu atual professor e mestre de Hapkido ministrava aulas de ambas as modalidades.

Após alguns meses de treinamento professor Sidnei foi solicitado pelo seu mestre a examinar seus alunos de Karatê. A convite de seu professor, Renato pode conhecer mestre João Batista em uma academia localizada próxima a Avenida Paulista. Levando seu Kimono branco Renato realizou junto aos demais alunos, o exame e graduação de Karatê. Apesar de portar uma graduação avançada na cintura, Renato ficou perdido com tantas informações solicitadas por Mestre João Batista.

No final do exame mestre João Batista soube que o Karatê demonstrado por Renato era voltado à competição e que ali se treinava um Karatê tradicional assim como o Hapkido. A convite do mestre João, Renato passou a frequentar as aulas de Karatê nos finais de semana. E assim deu continuidade as duas modalidades.

Muitas vezes Renato chegou a treinar por volta de 6 a 7 horas no final de semana com mestre João Batista. Onde reviam todos os conceitos das modalidades praticadas. Saindo da academia por volta da dez horas da noite e chegando em casa por volta da meia noite.

Devido a esses treinos Renato chegou a pular uma faixa no Hapkido por demonstrar um grande desempenho. Após muitos treinos exaustivos e muitos exames, Renato conquistou a graduação de faixa preta pelas mãos de mestre João Batista. Assim ele pode ver seu sonho de criança ser realizado e também ao perceber o orgulho de seu pai.

Mas seu empenho as artes marciais não acabou ali, com a conquista da faixa preta Renato continuou seu treinamento intensifico onde todo o final de semana era sagrado. Lá estava ele com seu kimono na mochila indo de encontro com seu mestre João Batista para mais uma seção de treinamentos.

No ano de 2001 professor Sidnei Carlos ao receber uma proposta de emprego em outra cidade, confiou ao então professor Renato Santos que desse continuidade as aulas de Hapkido em sua academia e assim também assumisse a diretoria da Associação Hwarang Ryu de Hapkido.

Ao aceitar o convite professor Renato cumpriu seu papel ao dar continuidade ao belo trabalho apresentado pelo professor Sidnei Carlos. Com essa responsabilidade professor Renato fez a associação crescer no decorrer dos anos. Onde levou o nome da Associação Hwarang Ryu de Hapkido em diversas apresentações, workshops e torneios.

Sempre ao lado de mestre João Batista, que mantém um cargo de fundador e diretor técnico na associação. Renato vem obtendo treinamento e graduando-se onde buscando mais conhecimento técnico e filisófido.

Após mais de 20 anos de pratica, professor Renato Santos obtém uma graduação de 4º Dan graduado e reconhecido  pela Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT por entidade essa de grande prestigio nacional e internacional. Onde já manteve sua associação filiada a Liga Nacional de Hapkido Interestilos e hoje faz parte do conselho de direção da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional e ocupando hoje o cargo de Diretor de Eventos da federação.  Mantém também uma revista eletrônica de grande prestigio nacional especializada na arte do Hapkido na Internet .

Professor Renato Santos tem como formação superior à graduação em Tecnologia em Gestão de Segurança Privada e Empresarial. Criador do Instituto Defesa Segura, entidade na qual oferece cursos de Defesa Pessoal voltada a profissionais de segurança, sejam eles na área Publica, Civil ou Privada. Nesta entidade professor Renato une a pratica das artes marciais aos conceitos de segurança envolvendo leis e direitos.

Professor Renato Santos é um apaixonado pelas artes marciais em geral. E acredita que elas podem mudar o caráter negativo das pessoas, proporcionando a elas a coragem necessária para enfrentar seus medos e temores. Conquistando o auto controle físico e espiritual mantendo-se afastado de toda e qualquer dependêcia química.