Associação Hwarang Ryu de Hapkido
comemora 20 anos de existência   

20 anos somente se comemora uma vez na vida  
A Associação Hwarang Ryu de Hapkido (Presidente Renato Santos) comemorou os seus 20 anos no dia 05 de Março de 2014, uma Cerimônia de Comemoração foi realizada na Sede da Associação em São Paulo. 

Fundada pelo Mestre João Batista e Professor Sidnei Carlos no ano de 1994, a Hwarang Ryu tinha como objetivo principal gerar certificados aos alunos praticantes de Hapkido, através de uma academia independente e com identidade própria.

Mas com o passar dos anos o crescimento desta entidade foi tomando proporções inimagináveis aos seus fundadores e alunos.

Consagrando-se hoje como uma respeitosa escola de Hapkido no Estado de São Paulo, a Associação Hwarang Ryu atingiu um prestigiou de qualidade técnica e disciplinar não pelas inúmeras conquistas já alcançada em campeonatos e eventos, mas pela elaborada didática de ensino aos seus alunos, de forma lógica e bem alinhada.

Ensinando não somente o conteúdo técnico do Hapkido, mas também a disciplina, respeito e tradição das Artes Marciais.

Comandada atualmente pelo Professor Renato Santos 4º Dan, praticante dedicado ao Hapkido e estudante assíduo das raízes históricas da arte, procura manter-se sempre atualizado participando de eventos, cursos e seminários. Buscando a cada ano manter a qualidade desta entidade sempre em alto nível técnico e disciplinar.

Realizador de vários eventos como Campeonatos, Cursos, Seminários, Festivais e Encontros, sonha em poder presenciar a união entre os praticantes dessa nobre arte no Brasil, deixando de lado estilos, graduações, cor de uniformes e bandeiras.

Sempre buscando mais conhecimento sobre a arte seja em pesquisas ou com mestres renomados, Professor Renato Santos procura aprender mais para saber ensinar mais e melhor.

Atualmente com um número aproximado de 300 alunos que já passaram pela Associação Hwarang Ryu, muitos se esforçaram em aprender o Hapkido, onde encontraram uma entidade séria na qual pudessem aprender Arte Marcial com disciplina e conteúdo, respeitando sempre os limites do corpo.

Na Cerimônia de Comemoração aos 20 anos, estiveram presentes amigos, pais, alunos e ex-alunos. Onde puderam rever velhos parceiros de treino e relembrar momentos de importância em suas vidas. Professores de outras modalidades de artes marciais também estiveram presentes na comemoração.

Foram apresentados em vídeos momentos históricos dos 20 anos da Hwarang Ryu, como exames, cursos, treinos e campeonatos. Além de uma rápida apresentação técnicas dos alunos e professores para abrilhantar o dia.

Professor Renato Santos agradeceu a todos pela presença, e ressaltou da importância da união desta entidade para com os alunos, relembrando dos passos dados e das conquistas atingidas pela associação. Comentou sobre planos futuros em nome não somente à Hwarang Ryu, mas também no crescimento do Hapkido onde todos possam se beneficiar.

Também presente Mestre João Batista e fundador da Associação Hwarang Ryu, fechou a cerimônia relembrando da história de Mestre Park Sung Jae, (principal introdutor do Hapkido no Brasil) e seus principais feitos e alunos formados pelo mestre no passado.

Ressaltou sobre o surgimento da Hwarang Ryu e as dificuldades do inicio da associação. Revelou sobre o sonho que tinha em ver a arte do Hapkido enraizada no Brasil, e a satisfação em ver o trabalho do Professor Renato Santos sendo cada vez mais reconhecido e sempre gerando bons frutos.

Para brindar o dia, todos fizeram um grande círculo e levantaram seus copos. Juntos pronunciaram em voz alta "Kampai" por três vezes, desejando prosperidade e longevidade para à Associação Hwarang Ryu de Hapkido, encerrando o dia com uma calorosa salva de palmas.