Professor Renato atinge o 4º Dan no Hapkido

Para a Associação Hwarang Ryu de Hapkido, o ano de 2011 ficou marcado como o ano do reconheciemento e dedicação, empenho e vontade do professor Renato Santos




















Chegou o dia
Muito se cogitou que em 2011 o Presidente da Associação Hwarang Ryu deve-se atingir uma graduação mais elevada na arte do Hapkido, para que seu propósito do caminho do BUDO (a busca verdadeira) pude-se ganhar mais força e seriedade.

A mais de dois anos que alunos da Associação Hwarang Ryu e ate mesmo professores da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT cobravam o 4º Dan do professor Renato, oportunidade que veio a surgir no ano de 2010, mas dizia professor Renato que ainda não era chegado à hora.

Após um longo período de permanência de quase 5 anos no 3º Dan, professor Renato passou a se empenhar ainda mais em seu treinamento para a realização do seu exame de graduação. Dividido entre a responsabilidade de cumprir com os compromissos das agendas e os eventos anuais do Hapkido, sempre que possível buscava tempo para treinar com seu Mestre João Batista "Li", com o Mestre da federação - FBHT, Leonardi Sereno, e ás vezes com seus alunos.

A exigência 
A busca da perfeição sempre foi o anseio do presidente da Associação Hwarang Ryu, através dessa busca incansável que dava continuidade aos seus treinamentos. E foi no mês de Novembro que pela terceira vez o convite para a realização do seu exame seria marcada para o final do ano na FBHT.

O exame aconteceu no dia 4 de Dezembro de 2011 na sede da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional. Sob a avaliação do Mestre Leonardi Sereno 6º Dan e Presidente da federação, contando também com  a observação de 11 faixas pretas filiados.

Passando por etapas técnicas cobradas em sua graduação, professor Renato realizou exercícios de contenção de energia, aplicação de chutes e socos avançados e rolamentos. Defesa pessoal contra um e até três adversários segurando ao mesmo tempo em situações diversificadas, aplicação de defesas contra chutes e socos, execuções de golpes visando pontos vitais e finalizações de solo.

Talvez a parte que tenha chamado mais a atenção em seu exame foram à utilização e defesa de armamentos. Professor Renato executou defesas contra faca em diversas direções de ataques, onde sempre buscava a firmeza e a precisão do domínio ao retirar a faca do agressor.

Na demonstração com o (bastão longo), buscou o domínio do armamento em ataques rápidos e certeiros  contra um adversário portando o mesmo armamento, buscando a eficiência das defesas acompanhadas das aplicações em diversos pontos do corpo.

Por fim professor Renato fechou o exame demonstrando as aplicações de saques acompanhados com cortes de espada.

No encerramento do exame Mestre Leonardi Sereno comentou da grande importância do dia, pois pela primeira vez a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT, estava graduando um faixa preta em nível de mestre, questão essa de grande importância para uma entidade de Hapkido.

O agradecimento 
Ao anunciar seu nome professor Renato Santos recebeu pelas mãos do presidente da FBHT a certificação e o reconhecimento a nível nacional da sua graduação de 4º Dan na arte do Hapkido. Em um breve discurso professor Renato agradeceu muito o apoio de todos que o ajudaram a conquistar uma graduação de importância nessa modalidade.

Em agradecimentos especiais disse que se sentia honrado em poder treinar com mestres capacitados e de níveis técnicos de excelência, que o possibilitou a conquistar  sua atual graduação.

Mencionou também os nomes dos Mestres Young Sool Choi e Sung Jae Park, que apesar de nunca ter treinado com esses ícones da história do Hapkido, reconhecia a dedicação que esses mestres tiveram ao longo de suas vidas dedicadas a essa arte, e que hoje muitos praticantes podem dar continuidade a esse trabalho. Mas que sua atual conquista no Hapkido não o engrandeceria nem um pouco, pois acredita que ainda tem muito que aprender sobre essa nobre arte.